A manutenção preventiva nos instrumentos cirúrgicos é a opção mais indicada para entidades da área de saúde que se preocupam em ter esses itens funcionando perfeitamente, ao mesmo tempo em que visam economia e redução de custos.
Além disso, esse tipo de manutenção traz inúmeras outras vantagens que contemplam não apenas a parte financeira de clínicas e hospitais, mas as atividades dos médicos e de toda equipe, refletindo diretamente na qualidade dos atendimentos prestados ao paciente.
Manutenção preventiva nos instrumentos cirúrgicos
De modo geral, existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva.
Como os próprios nomes sugerem, a preventiva tem como objetivo se antecipar a possíveis falhas, verificando todos os ajustes que os mais variados itens precisam para manterem sua funcionalidade.
Já a corretiva, acontece somente quando algo já apresenta um problema efetivo que precisa ser
No caso dos instrumentos cirúrgicos isso não é diferente. No entanto, devido ao alto custo para aquisição de novos instrumentais, a manutenção preventiva acaba sendo a mais indicada e mais utilizada.
A
manutenção preventiva nos instrumentos cirúrgicos é feita mediante contato com a
Randmed. Assim, seguindo um cronograma definido os instrumentais são retirados, levados para os reparos necessários e, depois, devolvidos para as entidades de saúde.
Entre as etapas que envolvem a manutenção preventiva nos instrumentos cirúrgicos estão:
- Análise e identificação de possíveis trincas, rachaduras e pontos de corrosão;
- Manutenção incluindo rearticulação, ajustes e alinhamento, para evitar que os instrumentais quebrem em sua utilização, deixando-o em perfeito estado de uso e conservação;
- Nas peças cortantes serão feitos ajustes nas articulações e ângulos de cortes. assegurando a integridade e funcionalidade do instrumento, aumentando sua vida útil, e mantendo o padrão original da peça;
- Trocas ou colocação de insertos especiais (Videa) e douração de cabos com imersão em ouro;
- Limpeza industrial, com produtos e equipamentos específicos, para remoção de quaisquer tipos de sujeiras ou detritos, inclusive em serrilhas, cremalheiras e junção de peças;
- Lubrificação dos instrumentos cirúrgicos com produtos especializados, tornando-as peças mais macias no seu uso;
- Polimento seguindo o padrão original da peça, sendo ele fosco ou brilhante;
- Testes finais para certificar que os instrumentos cirúrgicos estão com funcionalidade adequada.
Entre os principais benefícios de realizar a manutenção preventiva nos instrumentos cirúrgicos na Randmed estão:
- Prolongar o tempo de vida útil dos instrumentais;
- Reduzir gastos com a aquisição de novas peças,
- Aumentar o desempenho da equipe médica, resultando em maior satisfação dos médicos no ato cirúrgico;
- Otimização do tempo de uso dos instrumentais na sala de cirurgia, já que estarão em perfeito funcionamento;
- Reduzir o tempo de montagem das caixas cirúrgicas, uma vez que os equipamentos sempre estarão prontos para uso;
- Melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes.
Somado aos cuidados com manuseio, limpeza e armazenagem dos instrumentais, a manutenção preventiva é outra maneira eficaz de garantir itens sempre prontos para utilização, gerando economia às entidades de saúde e qualidade de atendimento aos pacientes.
Lembramos que para que a manutenção preventiva seja realizada da maneira adequada, é necessário que técnicos capacitados realizem os serviços para o perfeito funcionamento dos instrumentos cirúrgicos.
A
Randmed possui equipamentos modernos e técnicos de longa experiencia especializados para a perfeita restauração, seguindo minuciosamente o padrão de qualidade dos melhores fabricantes de instrumentos cirúrgicos do mundo.
As informações fornecidas aqui foram úteis para você? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobri-las também!
Conheça nossa empresa: A Randmed
Redes Sociais:
Instagram,
Facebook,
Linkedin